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Qualidade

Qualidade

Em 1996 iniciou a implementação do sistema de garantia da qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9002, com os objetivos de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados e satisfação plena das necessidades dos clientes.

O Sistema da Qualidade implementado na empresa foi certificado pela (APCER) em abril de 1999, no âmbito do transporte público rodoviário de mercadorias: carga geral, granéis e mercadorias perigosas, cumprindo os requisitos da NP EN ISO 9002: 1995. Em 2002 realizou a transição para a nova norma NP EN ISO 9001:2000.

A Organização até 2009 manteve os seus mercados estáveis, procurou inovar na utilização de ferramentas informáticas, implementado um ERP - “PHC ADVANCED”, proceder à renovação da sua frota e manteve o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificada pela APCER.

Em 2010 a empresa realizou a transição para a nova norma NP EN ISO 9001:2008 O ano de 2009 veio confirmar as dificuldades já notadas em 2008 no sector dos transportes. Estas dificuldades obrigaram as empresas a incrementar os seus índices de criatividade, inovação e oportunidade. Assim surge a nova atividade “Logística das paletes” iniciada em 2010 e integrada no âmbito do SGQ. em 2011, após auditoria da APCER.

Em 2017 foram desenvolvidas e implementadas as alterações ao Sistema de Gestão da Qualidade para que o mesmo se evidencie em conformidade com a versão da NORMA NP EN ISO 9001:2015.

POLÍTICA DA QUALIDADE

A EMPRESA encara a qualidade como um dos fatores estratégicos do desenvolvimento da sua organização.

A direção compromete-se a satisfazer os requisitos legais e outros considerados no âmbito do Sistema da Qualidade e a incrementar a melhoria continua, nomeadamente através da revisão e adequação dos objetivos da qualidade. Neste contexto, torna-se necessário estabelecer e manter um programa da qualidade planeado e desenvolvido com a participação de todos os colaboradores, de modo a desenvolver as atividades com base nos seguintes princípios:

  • Dialogar e trabalhar com o cliente para o satisfazer
  • Selecionar fornecedores para ser competitivo
  • Formar e treinar os colaboradores para não falhar
  • Avaliar os processos e respetivas atividades para melhorar
  • Melhorar continuamente as atividades, resultados e satisfação das partes intervenientes. Satisfazer os requisitos legais e regulamentares aplicáveis no âmbito do SGQ

Com base no pressuposto de que a qualidade a todos diz respeito, sem exceção, a empresa adotou uma filosofia que tem como suporte a participação de todos os seus colaboradores. Para a empresa, este é um fator fundamental com vista ao desenvolvimento e evolução da mesma.

OBJETIVOS

A Transportes Mariano, na posse de informação sobre o contexto e a interação com as partes interessadas identificadas como as mais relevantes, estabelece os objetivos, os quais se desmultiplicam em objetivos quantificados e mensuráveis, referenciados para cada processo, através dos quais são avaliados desempenhos, geridos os recursos, aplicadas metodologias, sempre com o propósito de garantir desempenhos adequados e a satisfação das Partes Interessadas.

O acompanhamento dos desempenhos é feito periodicamente em sede de reuniões de gestão e anualmente registado em sede de Revisão do Sistema de gestão da Qualidade.
Genericamente os objetivos da qualidade são:

  • Obter a participação do Cliente na definição do serviço que melhor satisfaz as suas necessidades e colocar à sua disposição meios e métodos que permitam garantir a satisfação dos requisitos acordados;
  • Melhorar continuamente a competitividade, através da seleção e avaliação dos nossos fornecedores e parceiros no negócio da valorização das pessoas e da inovação tecnológica nos meios utilizados;
  • Sensibilizar, treinar e dar formação aos colaboradores da empresa, por forma a proporcionar competências e habilitá-los a desenvolver as atividades com eficácia e qualidade;
  • Realizar serviços em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis, bem como, com os requisitos contratuais estabelecidos caso a caso;
  • Assegurar que a Qualidade seja pensada de forma sistemática e posta em prática em todas as fases (atividades e respetivas tarefas) de realização dos nossos serviços;